Home / Seguro de vida / Como saber se sou beneficiário do seguro de vida

Como saber se sou beneficiário do seguro de vida

Quando alguém contrata um seguro de vida, como uma regra geral e teórica ela precisa escolher algum beneficiário do seguro de vida para poder receber a indenização em caso de morte.

Mas até alguns anos atrás era normal que os beneficiários não recebessem essa indenização já que as seguradoras não avisam do ocorrido, e as pessoas não sabiam que estavam nomeadas dentro da apólice.

Pode ser que você esteja passando por isso nesse momento, e não saiba ao certo se você é ou não o beneficiário do seguro de vida de algum parente que morreu, como pai, mãe ou até mesmo amigo.

Por isso se você deseja saber mais sobre assunto e quer saber como descobrir ou não sé o beneficiário de algum seguro de vida, continue lendo para ter todas essas informações.

Como é possível saber se você é o beneficiário do seguro de vida

Primeiramente você pode começar procurando entre os papéis da pessoa falecida para conseguir o contato do seguro e conseguir resolver sua dúvida, já que assim fica mais fácil falar com a seguradora e descobrir então quem tem direito a indenização.

Caso você não tenha acesso a esse tipo de documento, você pode ir até a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados da sua cidade, já que esse é órgão que regulamenta todos os seguros do Brasil, e pedir que realizem uma consulta no CPF da pessoa falecida, descobrindo assim se existe algum tipo de seguro registrado nesse nome.

Mas e se não houver nenhum beneficiário do seguro de vida?

Isso também é muito comum, por mais estranho que pareça, e muita gente acaba esquecendo de indicar quem serão os beneficiários ou então prefere não deixar ninguém;

Em casos assim o Código Civil estipula que 50% da indenização será destinada ao cônjuge da pessoa, e a outra metade será dividida entre os herdeiros legais, sempre de acordo com a vocação hereditária.

Caso ainda o segurado não tenha filhos e cônjuge ou essas pessoas tam
bém já tenham falecido, o valor da indenização será pago para as pessoas que pedirem esse direito, em até 6 meses.

Mas é preciso provar que existe uma dependência financeira por parte do segurado com essa pessoa para que a indenização possa de fato ser direcionada para ela.

Caso ninguém vá reclamar esse valor, então ele vai para a União, conforme a lei manda.

Quem eu posso escolher para ser meu beneficiário do seguro de vida?

Caso você esteja querendo fechar uma apólice de seguro de vida agora e quer saber mais sobre quem pode adicionar como beneficiário e quais restrições existem, a gente te explica.

Você pode escolher qualquer pessoa que quiser para isso, sendo que não existe uma regra que dite que apenas família possa ser o beneficiário do seguro de vida.

No geral as pessoas dividem com seus companheiros e filhos, mas você pode deixar para quem realmente quiser, sejam tios, amigos, vizinhos e por aí vai.

beneficiário do seguro de vida

E também não é preciso ficar preocupado caso você se arrependa ou queira mudar o seu beneficiário, isso também é possível. Se você fizer um pedido formal para a seguradora, não existe um número de vezes determinado para mudar, e você pode atualizar a apólice conforme desejar.

Também é possível escolher um beneficiário do seguro de vida que seja menor de idade, mas saiba que nesses casos a indenização vai para o tutor legal até que a pessoa complete 18 anos.

Agora que você já sabe como descobrir se é o beneficiário do seguro de vida, pode acessar o site da Corretora Frizzera Porto http://corretorafporto.com.br/ para conseguir montar uma apólice que tranquilize você e sua família.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *