Home / Importante / Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Para quem é proprietário de um veículo, contratar um seguro de carro é um item obrigatório, principalmente para quem dirige em grandes capitais. É uma garantia de que você tera proteção sobre qualquer imprevisto que possa ocorrer.

E hoje, até como uma forma de economizar, muitas pessoas estão recorrendo á associações de proteção veicular, que são chamadas também de cooperativas. Mas será que isso é Seguro?

Essa é a dúvida mais comum de quem está procurando por um seguro de carro, pois ficam com receio de não serem indenizados.

Nesse artigo, você vai entender melhor qual a diferença e se vale ou não a pena fazer a adesão a uma dessas associações.

 

Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Você já sabe que é muito importante ter um seguro de carro hoje em dia, e é bem provável que já tenha ouvido falar nas associações de proteção veicular, mas não sabe muito bem como funciona.

O que é importante lembrar aqui que, apesar de uma associação ser regulamentada pela Constituição Federal, as associações veiculares são proibidas de vender seguros pois não são regulamentadas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Então, você só terá todos os seus direitos garantidos quando a empresa cumprir todas as exigências da Susep. Por isso que é tão importante estar alerta para não cair nessa cilada.

 

Como Funcionam as Associações de Proteção Veicular

Como você já viu, são cooperativas que não são regulamentadas, e mesmo que digam que o objetivo é proteger seu veículo, na prática não é bem assim que funciona.

A pessoa faz sua adesão a uma dessas associações e em caso de roubo, furto ou perda total do veículo, o prejuízo é dividido entre os associados.

O que tem atraído milhares de pessoas é a mensalidade muito baixa, se comparado ao valor do seguro de carro convencional. Mas também é muito mais arriscado, justamente por não serem regulamentadas.

 

Entenda a Diferença entre seguro de carro e Cooperativa de Proteção Veicular

Para você entender a diferença entre seguro de carro e cooperativa de proteção veicular, separamos abaixo as características de cada um:

seguro de carro:

  • Presença de uma apólice que consta todos os direitos e deveres do segurado e seguradora;
  • Serviços oferecidos por empresas seguradoras;
  • Empresas são regulamentadas pela Susep;
  • Valor fixo, que pode ser pago de uma vez ou parcelado;
  • Serviços disponibilizados após a vistoria do veículo.

Cooperativa de proteção veicular:

  • Não existe apólice e sim um contrato firmado;
  • Serviços oferecidos por associações sem fins lucrativos;
  • Associações não são regulamentadas pela Susep;
  • Pagamento de mensalidade;
  • Serviços disponibilizados após assinatura do contrato.
  • Sem garantia de recebimento da indenização em caso de sinistro.

Na verdade, os serviços oferecidos são os mesmos, como seguro contra roubo, furto, incêndio e acidentes. A maior diferença é que um está de acordo com a lei e o outro não.

Além disso, geralmente as associações não oferecem coberturas adicionais, e que dependendo para que você usa seu carro, pode fazer falta.

 

Vale a Pena Contratar um seguro de carro por uma Associação de Proteção Veicular

O grande problema aqui é que como não existe nenhum órgão fiscalizador e não é amparada pela Lei, não vale a pena contratar um seguro de carro por uma associação de proteção veicular.

Já ouvimos diversos relatos de consumidores que não foram ressarcidos, o que gerou muita dor de cabeça e prejuízo. Alguns até entraram na Justiça, mas como os serviços não são regulamentados, não dá em nada!

E é extremamente importante a pessoa que se sentir lesada, denunciar a associação à Susep.

Vale lembrar também que as associações cobram pela vistoria, instalação de rastreador, e se você for colocar tudo no papel, ao final de 12 meses, o valor pago talvez saia mais alto do que um seguro de carro feito da forma tradicional.

Por mais que possa parecer à primeira vista um bom negócio e uma forma de pagar menos, você corre o risco bem maior, inclusive de não receber a indenização.

Agora é com você! Será que vale a pena?

 

 

 

 

Qual escolher: seguro de carro ou proteção veicular

Embora os valores cobrados pelas associações serem tentadores, vale a pena avaliar suas necessidades antes de fazer sua adesão.

O diferencial do seguro de carro é a garantia, pois as seguradoras possuem uma regulamentação a ser cumprida. E assim, o processo em caso de indenização é muito mais prático e rápido.

É claro que hoje em dia, os custos financeiros envolvidos são levados muito em conta, onde muitas pessoas não têm como arcar com o valor de um seguro tradicional. Se esse for o seu caso, busque o máximo de informações possível sobre as associações antes de fazer a sua escolha, mas lembre-se sempre que não estará tão seguro.

 

Não Fique na Dúvida, Faça Seguro na Seguradora

Avalie vantagens e desvantagens. Leia atentamente os contratos e não se apegue apenas a valores, é aquela velha história, que em certos casos, o barato pode sair mais caro e não compensar muito.

Proteger seu carro pode ser menos complicado do que se pensa. Uma dica é procurar um Corretor de Seguros e tirar suas dúvidas sobre qual a melhor opção. Tendo como base o profissionalismo e conhecimento, o Corretor de Seguros irá indicar quais contratos valem mais a pena e que irão atender mais prontamente suas necessidades. Não feche negócio antes de consultar um profissional habilitado.

Sobre Admin

Veja também

Seguro Auto Bradesco Vencido ?

Seu Seguro Auto Bradesco Venceu: Qual a Tolerância Para Renovar Se o seu Seguro Auto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo !