Home / Importante / Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Para quem é proprietário de um veículo, contratar um seguro de carro é um item obrigatório, principalmente para quem dirige em grandes capitais. É uma garantia de que você tera proteção sobre qualquer imprevisto que possa ocorrer.

E hoje, até como uma forma de economizar, muitas pessoas estão recorrendo á associações de proteção veicular, que são chamadas também de cooperativas. Mas será que isso é Seguro?

Essa é a dúvida mais comum de quem está procurando por um seguro de carro, pois ficam com receio de não serem indenizados.

Nesse artigo, você vai entender melhor qual a diferença e se vale ou não a pena fazer a adesão a uma dessas associações.

 

Seguro de Carro X Associações de Proteção Veicular

Você já sabe que é muito importante ter um seguro de carro hoje em dia, e é bem provável que já tenha ouvido falar nas associações de proteção veicular, mas não sabe muito bem como funciona.

O que é importante lembrar aqui que, apesar de uma associação ser regulamentada pela Constituição Federal, as associações veiculares são proibidas de vender seguros pois não são regulamentadas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Então, você só terá todos os seus direitos garantidos quando a empresa cumprir todas as exigências da Susep. Por isso que é tão importante estar alerta para não cair nessa cilada.

 

Como Funcionam as Associações de Proteção Veicular

Como você já viu, são cooperativas que não são regulamentadas, e mesmo que digam que o objetivo é proteger seu veículo, na prática não é bem assim que funciona.

A pessoa faz sua adesão a uma dessas associações e em caso de roubo, furto ou perda total do veículo, o prejuízo é dividido entre os associados.

O que tem atraído milhares de pessoas é a mensalidade muito baixa, se comparado ao valor do seguro de carro convencional. Mas também é muito mais arriscado, justamente por não serem regulamentadas.

 

Entenda a Diferença entre seguro de carro e Cooperativa de Proteção Veicular

Para você entender a diferença entre seguro de carro e cooperativa de proteção veicular, separamos abaixo as características de cada um:

seguro de carro:

  • Presença de uma apólice que consta todos os direitos e deveres do segurado e seguradora;
  • Serviços oferecidos por empresas seguradoras;
  • Empresas são regulamentadas pela Susep;
  • Valor fixo, que pode ser pago de uma vez ou parcelado;
  • Serviços disponibilizados após a vistoria do veículo.

Cooperativa de proteção veicular:

  • Não existe apólice e sim um contrato firmado;
  • Serviços oferecidos por associações sem fins lucrativos;
  • Associações não são regulamentadas pela Susep;
  • Pagamento de mensalidade;
  • Serviços disponibilizados após assinatura do contrato.
  • Sem garantia de recebimento da indenização em caso de sinistro.

Na verdade, os serviços oferecidos são os mesmos, como seguro contra roubo, furto, incêndio e acidentes. A maior diferença é que um está de acordo com a lei e o outro não.

Além disso, geralmente as associações não oferecem coberturas adicionais, e que dependendo para que você usa seu carro, pode fazer falta.

 

Vale a Pena Contratar um seguro de carro por uma Associação de Proteção Veicular

O grande problema aqui é que como não existe nenhum órgão fiscalizador e não é amparada pela Lei, não vale a pena contratar um seguro de carro por uma associação de proteção veicular.

Já ouvimos diversos relatos de consumidores que não foram ressarcidos, o que gerou muita dor de cabeça e prejuízo. Alguns até entraram na Justiça, mas como os serviços não são regulamentados, não dá em nada!

E é extremamente importante a pessoa que se sentir lesada, denunciar a associação à Susep.

Vale lembrar também que as associações cobram pela vistoria, instalação de rastreador, e se você for colocar tudo no papel, ao final de 12 meses, o valor pago talvez saia mais alto do que um seguro de carro feito da forma tradicional.

Por mais que possa parecer à primeira vista um bom negócio e uma forma de pagar menos, você corre o risco bem maior, inclusive de não receber a indenização.

Agora é com você! Será que vale a pena?

 

 

 

 

Qual escolher: seguro de carro ou proteção veicular

Embora os valores cobrados pelas associações serem tentadores, vale a pena avaliar suas necessidades antes de fazer sua adesão.

O diferencial do seguro de carro é a garantia, pois as seguradoras possuem uma regulamentação a ser cumprida. E assim, o processo em caso de indenização é muito mais prático e rápido.

É claro que hoje em dia, os custos financeiros envolvidos são levados muito em conta, onde muitas pessoas não têm como arcar com o valor de um seguro tradicional. Se esse for o seu caso, busque o máximo de informações possível sobre as associações antes de fazer a sua escolha, mas lembre-se sempre que não estará tão seguro.

 

Não Fique na Dúvida, Faça Seguro na Seguradora

Avalie vantagens e desvantagens. Leia atentamente os contratos e não se apegue apenas a valores, é aquela velha história, que em certos casos, o barato pode sair mais caro e não compensar muito.

Proteger seu carro pode ser menos complicado do que se pensa. Uma dica é procurar um Corretor de Seguros e tirar suas dúvidas sobre qual a melhor opção. Tendo como base o profissionalismo e conhecimento, o Corretor de Seguros irá indicar quais contratos valem mais a pena e que irão atender mais prontamente suas necessidades. Não feche negócio antes de consultar um profissional habilitado.

Sobre Admin

Veja também

Seguro Online

Seguro Auto Online   Há alguns anos, quando queríamos encontrar o seguro ideal, fazíamos cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *